GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Paróquia Santo Antônio de Guanambi realiza Assembleia Paroquial

17-10-2017 | Por Wicley Martins/PASCOM Guanambi

Representantes de todas as comunidades, pastorais, movimentos, entidade e associações participaram da Assembleia. Foto: Igor Nunes/PASCOM

No último domingo, 15 de outubro, representantes de todas as comunidades, pastorais, movimentos, entidade e associações da Paróquia Santo Antônio de Guanambi estiveram reunidos no salão São José, para a sua Assembleia Paroquial, a fim de avaliar e planejar os projetos pastorais para os próximos anos.

A assembleia foi presidida pelo Mons. Alex Adriano, pároco, que destacou a missionariedade como principal urgência em nossa caminhada pastoral.

A assembleia iniciou por volta das 8h30 com a acolhida dos participantes, café e um momento de oração, a partir do texto bíblico do encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4, 5-43), que introduziram os coordenadores na reflexão sobre a necessidade de se perceber a realidade que a Igreja está inserida e a exigência da evangelização se dar por meio da humildade, acolhimento, criatividade e capacidade dialogal que, a exemplo do que aconteceu no encontro entre Jesus e a Samaritana, facilitem um caminho que possibilite à conversão, sendo a Igreja em saída, sem nos acomodarmos a um modelo único e constante.

Em seguida, o padre Eutrópio Aécio explanou um retrospecto do Projeto Diocesano de Evangelização 2013/2016 e apresentou a temática da assembleia: “Igreja: Casa de Iniciação à Vida Cristã”, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, aprovada pela 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Após a mediação do padre Eutrópio, os participantes foram convidados a discutir por meio de grupos, o questionário preparatório para a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral que acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro, em Caetité.

Após o almoço, a Assembleia retornou com a plenário das avaliações, seguida de uma conversa sobre a Instalação Canônica da Paroquia São Geraldo Majella em Guanambi e foi encerrada com a eleição dos novos representantes de leigos.

GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Guanambi realiza 17º Grito dos Excluídos e 3º Caminhada pela Paz

13-09-2017 | Por PASCOM GUANAMBI

Os eventos foram realizados no dia em que se comemora a Independência do Brasil. Foto: Pascom Guanambi

No dia último dia 6 de setembro, véspera do feriado em que se comemora a independência política do Brasil, a Paróquia Santo Antônio de Guanambi realizou o 17º Grito dos Excluídos e a 3º Caminhada pela Paz que, este ano, teve como lema “Por direitos e Democracia, a luta é todo dia” e tema “Vida em primeiro lugar”.

Saiba mais sobre o Grito do Excluídos 2017: “Por direito e democracia, a luta é todo dia”.

Confira as fotos aqui.

GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Coroinhas de Guanambi realizam festa de São Tarcísio

29-08-2017 | Por Pascom Guanambi

São Tarcísio é o padroeiro dos coroinhas. Foto: Pascom Guanambi

Os coroinhas da Paróquia Santo Antônio de Guanambi realizou no último domingo, 27, a festa em louvor a seu padroeiro, São Tarcísio. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Mons. Alex Adriano e concelebrada pelo Pe. Edson Rocha (Malhada de Pedra).
A celebração encerrou o tríduo iniciado no dia 24. Foram três dias de preparação para a festa que a cada ano renova a fé e se torna uma oportunidade especial para que os coroinhas possam com confiança elevar seus pedidos e orações a Deus pela interseção de São Tarcísio.
Os coroinhas servem o altar nas Celebrações Eucarísticas e nos trabalhos das comunidades. Em Guanambi, o grupo é formado atualmente por 80 coroinhas veteranos e 71 novatos, que estão em período formativo.

GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Guanambi realiza congresso para catequistas

29-08-2017 | Por Pascom Guanambi

O encontro foi uma comemoração ao dia do catequista. Foto: Pascom Guanambi

A Pastoral da Catequese da Paróquia Santo Antônio de Guanambi realizou no último domingo, 27, dia do catequista, o Congresso de catequistas. O encontro aconteceu no Centro Comunitário Betânia e contou com mais de 230 catequistas da cidade e da zona rural.

GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Casa de Acolhida de Guanambi realiza 13º Bode Cozido no Buraco

08-08-2017 | Por Pascom Guanambi

Foto: Pascom Guanambi

A Casa de Acolhida Madre Ippólita, projeto que pertence à Associação Brotando Vida da Paróquia Santo Antônio de Guanambi, realizou neste domingo, 06, o 13º Bode Cozido no Buraco, evento que hoje se configura como principal mantedor da Casa.

Durante dois dias, voluntários se empenharam para preparar o carneiro, que depois de temperado é colocado em tachos. Às 5hs da manhã do domingo, os tachos tampados e cobertos de barro (para evitar que queime o alimento) foram descidos, até às brasas. Na borda do buraco é colocado uma tampa que também é coberta de barro. Por volta das 11hs da manhã os tachos foram retirados e o carneiro, servido.

Para a coordenação da Casa, o evento aconteceu com muito sucesso graças ao trabalho voluntário daqueles que se doam por esse projeto. “O evento ocorreu com muito êxito, contando com a participação e colaboração do povo Guanambiense e de alguns dos municípios vizinhos. A equipe da Casa de Acolhida Madre Ippólita juntamente com a Associação Brotando Vida agradece a todos que colaboraram direta ou indiretamente para o sucesso desse evento, e que o nosso bom Deus os abençoe sempre”, frisou Januza Pimentel, coordenadora da Casa.

A Casa de Acolhida Madre Ippólita faz parte da Associação Brotando Vida da Paróquia Santo Antônio que há 13 acolhe pessoas doentes e parentes, oriundas de outros municípios e de nossa Zona Rural, que buscam tratamento médico e não tem como pagar estadia em hotéis ou pensões.

Confira aqui as fotos do evento.

CANDIBA – N. SENHORA DAS DORES

Zonal de Guanambi realiza encontro da Pastoral Familiar

02-08-2017 | Por Fernado Filho, coordenador da Pastoral Familiar

A Paróquia Santo Antônio de Urandi sediou, neste domingo (30), o encontro da Pastoral Familiar do Zonal de Guanambi, que contou com a participação dos agentes pastorais de Candiba, Guanambi, Pindaí, Matina e Urandi.

O tema do encontro foi o mesmo da semana da família: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. O palestrante foi o coordenador diocesano da pastoral, Fernando Filho. Entre as atividades do encontro, trabalhos em grupos e partilha de experiência para a preparação da semana da família deste ano.

O próximo encontro do zonal será na Paróquia Santo Antônio de Guanambi, no final de outubro.

GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Dom Carvalho celebra Crisma de mais de 400 jovens, em Guanambi

11-07-2017 | Por Pascom Guanambi

Foto: Pascom Guanambi

No dias 08 e 09 de julho, Dom Carvalho, bispo diocesano, esteve na Paróquia Santo Antônio, em Guanambi, para celebrar o Sacramento da Crisma de 432 jovens e adultos que se prepararam por quase 2 anos.

As celebrações aconteceram no dia 08 (as 10h na Comunidade São Sebastião, Distrito de Morrinhos e às 18h na Capela Nossa Senhora de Guadalupe, no Bairro  Alvorada). No domingo (09), pela manhã, foi a vez da Comunidade São Francisco (Bairro São Francisco) e, à noite, outra celebração em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio.

Dom Carvalho pontuou na homilia das celebrações a importância daquele dia para os (as) crismandos (as) com um “novo Pentecostes” na vida de cada um e que, com o dom do Espírito Santo, eles  pudessem “renovar a face da terra”, como nos lembrava o salmo cantando na liturgia.

A Paróquia de Guanambi se alegra com esses crismados que se tornam “discipulos missionários” de Jesus e agradece à Equipe de Coordenação da Catequese e a todos os catequistas  que acompanharam esse processo de iniciação cristã.

Nos próximos dias 22 e 23 serão realizadas ainda mais duas celebrações. Dom Carvalho retorna à paróquia para conferir o sacramento aos crismandos(as) em Suruá e no Distrito de Ceraíma.

Confira as fotos aqui.

GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Show com Pe. João Carlos encerra festejos a Santo Antônio em Guanambi

14-06-2017 | Pascom Guanambi

A noite de 13 de junho foi de festa em Guanambi por causa do encerramento do Trezenário em louvor a Santo Antônio, padroeiro da cidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a paróquia encerrou os festejos com a apresentação do Pe. João Carlos, sacerdote da Congregação Salesiana, com 27 anos de ministério e 20 de carreira musical.

O momento cultural contou com a presença do Bispo da Diocese de Caetité, Dom Carvalho, e também de padres, religiosas, seminaristas, autoridade públicas e um grande número de fiéis que participaram com muita emoção da apresentação. Leia mais »

GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Paróquia de Guanambi promove III Caminhada Ecológica pelo Meio Ambiente⁠

05-06-2017 | Por Pascom Guanambi

Foto: Pascom Guanambi

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, a III Caminha Ecológica promovida pela Cooperativa de Catadores de Produtos Recicláveis (RECIVIDA), da Paróquia Santo Antônio de Guanambi, com o tema: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida” e com o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2017, promovida pela CNBB.

A caminhada foi realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje. Uma data significativa para alertar a população sobre a importância da preservação dos biomas existentes em nosso País.

A manifestação saiu da Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão) e percorreu as ruas do centro da cidade, concentrando-se na Praça Gercino Coelho (Praça do Bradesco) com alguns pronunciamentos dos representantes das entidades organizadoras e convidadas. Também foram distribuídas cerca de 300 mudas de espécies nativas para a população.

 

CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Paróquias da diocese celebram o padroeiro Santo Antônio

01-06-2017 | Da Redação

Começa, nesta quinta-feira (1), o trezenário em louvor a Santo Antônio em algumas paróquias da Diocese de Caetité.  Em Guanambi já teve Missa hoje pela manhã e, à noite, acontece a abertura oficial da festa do padroeiro da cidade, com o tema “Papa Francisco e a Evangelii Gaudium: Uma Exortação à Alegria do Evangelho”.  Durante os treze dias de festa, a imagem de Santo Antônio vai visitar, pela manhã, as comunidades da paróquia. No encerramento dos festejos, haverá show com o padre João Carlos, da Congregação Salesiana.

Em Urandi, a festa começou nas primeiras horas da manhã de hoje com levantamento do Mastro, carreata e café partilhado.  “Santo Antônio, modelo de alegria do Evangelho” é o tema central dos festejos. “Este tema é o centro da exortação do Papa Francisco, Evangelii Gaudium. Queremos, assim, incentivar nossos paroquianos a experimentarem a leitura desse documento para que juntos possamos nos alegrar em meio às dificuldades que vamos passando no cenário brasileiro”, diz o padre Alessandro Alves, pároco de Urandi.

Na Paróquia de Caraíbas, a festa de Santo Antônio acontece há mais de 30 anos. “Começou antes mesmo de ser paróquia, quando ainda pertencíamos à Paroquia de Tremedal”, diz Vivaildo Barbosa, da Pascom paroquial. Com o tema “Santo Antônio, modelo fiel da alegria do Evangelho”, cada noite do trezenário será dedicada a uma pastoral ou movimento da paróquia, mas também aos trabalhadores e a CF 2017. A primeira noite, por exemplo, será dedicada à catequese. As comunidades da paróquia também serão homenageadas.

Página 1 de 41234