GUAJERU – SANTA ROSA DE VITERBO

Paróquia de Guajeru realiza retiro para mulheres

01-06-2017 | Pascom Guajeru

Aconteceu, neste domingo, 28 de maio, o tradicional Retiro Espiritual na Paróquia Santa Rosa de Viterbo, em Guajeru. O dia foi um momento apenas para as mulheres. Na oportunidade, elas deixaram os seus afazeres, a correria do dia-a-dia para vivenciarem uma experiencia no silêncio e na escuta ao Pai. Participaram do evento mulheres da Sede e das comunidades Rurais.

O Santo Retiro é um momento rico e oportuno para renovação da vida de oração e da espiritualidade e teve como tema “Contemplar o rosto de Cristo com Maria”. Assessoraram o retiro a Ir Alexandrina Firmino, da Congregação das Carmelitas Missionárias, e Paulo Alves, de Caculé.

GUAJERU – SANTA ROSA DE VITERBO

Em Guajeru, via-sacra destaca o cuidado com a natureza

16-04-2017 | Por Maria Aparecida Santos/Pascom Guajeru

A via-sacra é momento propício para um encontro profundo com Jesus Cristo. Por isso, nesta última sexta-feira, dia em que celebramos a Paixão do Nosso Senhor Jesus Cristo, os fiéis da Paróquia Santa Rosa de Viterbo, em Guajeru, numa atitude de piedade, percorreram as ruas da cidade em direção à Cacimbinha, para vivenciarem mentalmente a caminhada de Jesus carregando a cruz até o monte Calvário. Na Cacimbinha, local que nos remete à natureza, foi rezada a última estação. O local foi escolhido para lembrarmos o tema da Campanha da Fraternidade 2017, que nos pede para cuidarmos da criação.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

GUAJERU – SANTA ROSA DE VITERBO

Guajeru celebra festa em louvor a São Sebastião

21-01-2017 | Por Maria Aparecida Santos/PASCOM Guajeru

A Paróquia Santa Rosa de Viterbo de Guajeru celebrou, na última quinta-feira (19), o encerramento do Tríduo em louvor a São Sebastião. Os quatro dias de celebração tiveram como objetivo levar os fiéis devotos do Santo a uma renovação da fé.

A missa de encerramento foi presidida pelo padre José Rocha, da paróquia de Malhada de Pedras. A festa contou com a presença de muitos fiéis, que, alegres, louvaram a São Sebastião e agradeceram a interseção do Santo.

Após a celebração, a comunidade participou de sorteios de prêmios e de uma quermesse, animada pelo grupo musical Chama Viva.

Fotos: Marli Porto

GUAJERU – SANTA ROSA DE VITERBO

Guajeru celebra missa de envio do padre Reinaldo Reis

29-12-2016 | Com Informações de Maria Aparecida Santos

A paróquia Santa Rosa de Viterbo, de Guajeru, se despediu, no último sábado (25), do padre Reinaldo Reis de Oliveira, que desde 2013 estava à frente da comunidade paroquial. Uma celebração Eucarística marcou o envio do sacerdote para a paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Caculé. A Santa Missa contou a presença de muitos fiéis que vieram se despedir do padre Reinaldo. Ao final, a comunidade agradeceu ao padre pelos serviços prestados à paróquia. A partir de agora, Guajeru terá como pároco o padre Manoel Paes, que assume a nova missão ainda este mês.

GUAJERU – SANTA ROSA DE VITERBO

Paróquia de Guajeru presta homenagem à Raul Nunes

21-11-2016 | Por Nereide Oliveira e Pe. Isaias Afonso

Raul Nunes, homem que muito fez por Guajeru

Raul Nunes, homem que muito fez por Guajeru

O tempo de “Seu Raul” se cumpriu, desenvolveu sua missão como cristão, filho, amigo, marido, pai, comerciante, político, avô… Participou ativamente da vida social, religiosa e política da cidade. Como família é notória a importância dada ao lar, berço de costumes, hábitos, crenças, moral, fé, suporte afetivo e estrutural para os filhos na construção do caráter e da personalidade.

Foi um dos primeiros comerciantes da cidade e durante todo esse período exerceu também a atividade de agricultor, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico. Nessa luta de sertanejo contou com a parceria e o trabalho de sua companheira, Maria e dos nove filhos, mantendo-se como um arrimo de família.

Como político deixa um legado de realizações, uma das principais lideranças políticas que lutou em prol da emancipação deste município. Sendo seu idealizador lutou mais de uma década para esse fim; um exemplo, exerceu o cargo de vereador (voluntário) quando Guajeru ainda era distrito de Condeúba por duas vezes. Também vereador da primeira Câmara do município recém criado e vice-prefeito da terceira gestão pós emancipação – grande sonho realizado. Seu papel na luta pela construção de uma Guajeru melhor para os seus concidadãos e na defesa dos princípios éticos, morais e democráticos que nortearam suas ações como homem e cidadão, em todos os cargos públicos que ocupou ficarão para sempre gravadas na história da nossa cidade. Leia mais »

ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité encerra Ano Santo da Misericórdia

14-11-2016 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Padres da Diocese de Caetité

Padres da Diocese de Caetité

A Diocese de Caetité encerrou, neste domingo (13), o Ano Santo da Misericórdia. A Porta da Misericórdia, aberta em dezembro do ano passado, foi fechada logo após a celebração da Santa Missa realizada na manhã deste domingo, na catedral de Senhora Sant’Ana, em Caetité. Fiéis de várias paróquias da Diocese participaram da celebração presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira, e concelebrada por dezenas de padres da Diocese. O Ano Santo da Misericórdia foi instituído pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2015.

Na celebração, o administrador diocesano incentivou os fiéis a viverem, como fruto desse acontecimento de fé, a compaixão uns para com os outros, a fidelidade dentro e fora da igreja e a fraternidade verdadeira. “Finalizando esse Ano Extraordinário da Misericórdia, que a gente abra agora as portas do nosso coração para que rejubile esses valores com profundidade, porque isso vai marcar a nossa caminhada”,pediu padre Gilvan.

Leia mais »

GUAJERU – SANTA ROSA DE VITERBO

4ª Formação para catequistas é realizada em Guajeru

25-10-2016 | Por Maria Aparecida Santos/PASCOM Guajeru

O encontro aconteceu na Casa de Retiro São Francisco Xavier, em Guajeru. Fotos: Zete Coutinho/PASCOM Guajeru

O encontro aconteceu na Casa de Retiro São Francisco Xavier, em Guajeru. Fotos: Zete Coutinho/PASCOM Guajeru

No último domingo, 23, a Casa de Retiro São Francisco Xavier, em Guajerú, foi espaço do 4º Encontro de Formação para Catequistas da Paróquia Santa Rosa de Viterbo.

Com o tema “Nova compreensão do Ministério da Catequese”, catequistas das comunidades rurais e urbanas, refletiram sobre o serviço do catequista no mundo atual e de como a catequese é importante para a vida cristã.

O encontro levou conhecimento aos catequistas. A Pastoral do Dízimo também participou do encontro, falando sobre a conscientização dos cristãos para a devolução do dízimo.

BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Padres da Diocese assumirão novas paróquias

05-10-2016 | Da Redação PASCOM

Brasão da Diocese de Caetité

Brasão da Diocese de Caetité

Até o dia 30 de dezembro deste ano, 12 paróquias da Diocese de Caetité terão novos padres. O comunicado das transferências foi dado pelo Pe. Gilvan Pereira Rodrigues, administrador diocesano, em carta divulgada no último dia 29 de setembro, durante o encontro de atualização do Clero e Religiosas da Diocese de Caetité.

No comunicado, são anunciadas as seguintes mudanças: os padres Eutróprio Aécio e Alessandro, CP, que foi acolhido em experiência, se juntarão à Pe. Alex Adriano na Paróquia de Guanambi; os padres Cleonídio Alves Barbosa e Jordano Viana assumem a Paróquia de Brumado; a Paróquia de Ibiassucê acolherá o Pe. Waldech Brito Gondim; Pe. Noé Moreira assumirá a Paróquia de Condeúba; a Paróquia de Mortugaba terá Pe. José Carlos Pereira como novo pároco; Pe. Anderson Santos assumirá a Paróquia de Rio do Antônio; a Paróquia de Jacaraci acolherá o Pe. Rafael; Guajeru terá Manoel Pais como novo pároco; a Paróquia de Licínio de Almeida será acompanhada provisoriamente pelo Pe. Paulo Ferreira; Pe. Reinaldo assume a Paróquia de Caculé; o Pe. Osvaldino Barbosa assumirá a Paróquia de Macaúbas; Pe. João de Souza será pároco em Tanque Novo e Pe. Gilvan Pereira Rodrigues será o novo Reitor do Seminário Maior de Filosofia e Teologia em Belo Horizonte.

Segundo a carta, o motivo das transferências é devido ao vencimento das provisões de alguns padres em suas paróquias, e que a transferência foi refletida e decidida na reunião do Colégio dos Consultores, considerando a realidade de cada paróquia.

ARACATU – SÃO PEDRO

Primeiro Seminário de Comunicação é realizado na Diocese

20-09-2016 | Da Redação, PASCOM

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

O encontro foi realizado no CTL de Caetité. Foto: PASCOM/Diocese de Caetité

Dois dias de formação. A Pastoral da Comunicação – PASCOM – realizou neste final de semana o primeiro Seminário de Comunicação da Diocese de Caetité. O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes de Caetité.

Durante o encontro, representantes de 13 paroquias da Diocese aprofundaram a reflexão sobre a Pastoral: sua visão e missão. O encontro também foi formativo. Duas oficinas levaram os participantes a produzirem conteúdos jornalísticos e radiofônicos.

Na oficina de jornalismo, os agentes da Pascom tiveram a oportunidade de colocar em prática técnicas jornalística a serviço da evangelização. A oficina de rádio proporcionou um momento de reflexão sobre formato e formas de se pensar e fazer a comunicação radiofônica, além da organização da rádio.

Ao final do encontro, uma nova coordenação da Pastoral da Comunicação na Diocese foi organizada, para melhor estruturar as atividades ao longo do ano. Mauri Oliveira, de Caetité, e Wicley Martins, da cidade de Guanambi, são os novos coordenador e vice-coordenador, respectivamente, da pastoral.

O encontro também definiu os assessores, secretários, e equipes para rádio, site e jornal diocesano.

Página 1 de 3123
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com