CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Monsenhor Adhemar Cardoso celebra 60 anos de vida presbiteral

08-08-2017 | Por Guilherme da Páscoa/Pascom Caetité

Foto: Pascom Caetité

A Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité celebrou, no último sábado, 05, os 60 anos de Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Adhemar Cardoso Neves. Parentes e amigos se reuniram na Catedral para render graças a Deus pela vida sacerdotal do Monsenhor e também para comemorar os 86 anos de vida completados no último dia 01 de agosto. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Carvalho, e concelebrada por padres da diocese.  Leia mais »

CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Festa de Sant’Ana, em Caetité, reuniu grande número de católicos

27-07-2017 | Da Redação

Foto: Pe. Paulo Henrique Neves

A Paróquia Catedral Senhora Sant’Ana de Caetité celebrou, de 17 a 26 de julho, a Festa de Senhora Sant’Ana, padroeira da diocese e da cidade. Em comunhão com a Igreja no Brasil, que celebra o Ano Nacional Mariano, a festa teve como tema “Com Sant’Ana vivendo o Ano Mariano”.  Durante o novenário, foram refletidos vários textos bíblicos que dão ênfase ou que falam a respeito da figura de Maria na história da salvação.

“Maria aprendeu na escola de Sant’Ana a ser fiel ao seu Deus, a ser discípula do seu Deus e isso a levou a uma plena comunhão com Deus, que a chamou de ‘Cheia de Graça’, como diz o anjo Gabriel, no capítulo 1º, do Evangelho de Lucas. Sendo assim, sendo Maria filha de Sant’Ana, nós, neste dia, a olhamos como Mãe da Igreja, a primeira cristã, a fiel discípula do Mestre Jesus”, explicou o padre Paulo Henrique Neves, responsável pela Pastoral da Comunicação na diocese.

Foto: Pe. Paulo Henrique Neves

O novenário foi organizado pela Paróquia de Caetité, que tem à frente o padre João Sá Teles. A cada noite, pastorais, movimentos e entidades se empenharam para deixar a festa ainda mais bonita. Nesta quarta-feira  (26), dia da grande festa, a cidade amanheceu com a alvorada festiva, às 5h. Mais tarde, às 7h, foi celebrada a primeira missa do dia. Às 9h, uma multidão de católicos e devotos de Senhora Sant’Ana se reuniu na praça da Catedral para a celebração solene, presidida pelo bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho. Dezenas de padres da diocese, seminaristas, religiosos e religiosas também participaram da celebração. O frio que fazia na cidade não impediu a grande participação dos fiéis. Na celebração, Dom Carvalho falou da tríplice missão de Senhora Sant’Ana: cuidar da Paróquia de Caetité, do município e também de toda a diocese.

A tarde, a tradicional procissão com a imagem de Senhora Sant’Ana percorreu várias ruas da cidade. Um momento também marcado por muita fé e devoção. A festa terminou no final da noite com a apresentação da cantora Joana.

 

CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Caetité inicia Festa de Senhora Sant’Ana, padroeira da diocese

18-07-2017 | Da Redação

Foto: Rádio Educadora Sant’Ana.

Começou, nesta segunda-feira (17), a Festa de Senhora Sant’Ana, padroeira da Diocese de Caetité. Nas primeiras horas da manhã de ontem, uma queima de fogos em frente à Catedral e a apresentação da Filarmônica anunciavam o início dos festejos. À noite aconteceu a primeira celebração da novena, com a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que estava em peregrinação por todas as paróquias da diocese, desde julho do ano passado, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil. A celebração de abertura foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada por alguns padres da diocese.

“Motivados pelo Ano Nacional Mariano, na Novena e Festa de Sant’Ana deste ano refletiremos sobre a pessoa de Maria, a Filha de Sant’Ana e São Joaquim, a eleita por Deus para ser a Mãe do Salvador. Neste contexto e em comunhão com toda a Igreja do Brasil, que celebra 300 anos do encontro da imagem de Aparecida, somos convidados a refletir o tema ‘Com Sant’Ana vivendo o Ano Mariano'”, disse o padre João Sá Teles, administrador da Paróquia de Caetité.

A programação da festa conta com desfile de carros de bois, carroças e charretes, benção de veículos, entre outras atividades. A festa em louvor a Sant’Ana segue até 0 dia 26 de julho. No dia dedicado à Santa, a Missa Solene está marcada para as 9h, e a tarde, acontece a tradicional procissão, seguida da Benção do Santíssimo Sacramento. A cantora Joana vai se apresentar no encerramento da festa, com uma interpretação do padre Zezinho.

CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Paróquia de Caetité celebra Festa do Divino Espírito Santo

07-06-2017 | Pascom Caetité

Festa do Divino Espírito Santo em Caetité

A Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité, mantendo a tradição, celebrou com muito fervor e devoção o novenário e a festa em louvor ao Divino Espírito Santo. Neste ano de 2017, o tema central da festa foi “Vinde, Espírito Santo, Senhor que dá a vida.”

A partir dos subtemas de cada noite, celebramos todo o novenário refletindo sobre a situação dos biomas brasileiros, a sua importância e a degradação que cada um vem enfrentando. A escolha de cada tema surgiu com o propósito de lembrar as pessoas sobre a importância da Campanha da Fraternidade, já que a ela cai no esquecimento após as celebrações da Quaresma.

Atendendo ao pedido do Papa Francisco para que tenhamos uma “Igreja em saída”, em cada uma das noites, a celebração aconteceu em um bairro diferente e contou com a presença de um padre convidado e do nosso bispo Dom Carvalho, que presidiu a sétima noite do novenário. O grande dia de Pentecostes, em que recordamos a decida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos no Cenáculo, foi celebrado durante todo o dia na paróquia.

Logo cedo, às 5h da manhã, aconteceu a alvorada festiva pelas ruas da cidade. Às 9h30, um cortejo saiu da igreja de São Benedito em direção a Catedral, onde teve início a Santa Missa, presidida por padre João Teles e concelebrada pelos padres Alex Adriano, vigário-geral da diocese, Eutrópio Aécio (Guanambi) e Waldech Gondim (Ibiassucê). Às 16h aconteceu a tradicional procissão do Divino pelas ruas da cidade, retornando depois à Catedral, onde aconteceu a bênção do Santíssimo Sacramento e apresentação dos casais festeiros de 2018.⁠⁠⁠⁠

CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Paróquia de Caetité celebra Festa do Divino Espírito Santo

01-06-2017 | Da Redação

A Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité celebra, desde o dia 26 de maio, o novenário em louvor ao Divino Espírito Santo, com o tema “Vem, Espírito Santo, Senhor que dá a vida.” O novenário é uma preparação para a Festa de Pentecostes, que será celebrada pela Igreja no próximo domingo. Cada noite da novena é celebrada em uma comunidade da paróquia.

“Para dar continuidade e mais sentido à campanha trabalhada na quaresma, estamos refletindo a Campanha da Fraternidade deste ano e, em cada noite, são refletidos temas que pensam e discutem os biomas brasileiros e nossa casa comum”, destaca Kátia Malheiros, da Pascom paroquial. “Tem sido verdadeiras noites de bênção, catequese e presença do Espírito Santo em nosso meio. Nossa Mãe Maria Santíssima também é celebrada a cada novena no Cenáculo com Maria, onde a  reconhecemos como verdadeira Mãe e Rainha”, diz Kátia.

No domingo, a Missa de Pentecostes está marcada para as 10h, na Catedral Senhora Sant’Ana. Às 16h acontece uma procissão pelas principais ruas da cidade.

CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Sepromi realiza visita técnica em comunidades do Sudoeste da Bahia

12-05-2017 | CPT Bahia

Foto: Maria Santana/ CPT Bahia.

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) do Governo do Estado da Bahia realiza visita técnica na região sudoeste, nos municípios de Tremedal, Piripá, Cordeiros, Caetité e Tanque Novo.  A visita teve início no dia 09 deste mês e ocorre até amanhã (13).

Essa ação é fruto da reivindicação das comunidades tradicionais dessa região quanto à regularização fundiária dos seus territórios. Grande parte delas sofrem investidas do capital mineral e do agronegócio que vêm provocando uma série de conflitos na região. As áreas que historicamente as famílias usam, de forma tradicional e comum, estão sendo ocupadas ilegitimamente pelas empresas e muitas delas expulsam o povo e se apropriam indevidamente dos territórios que são imprescindíveis para a sobrevivência dos moradores dessas comunidades.

É nesse contexto que as comunidades se incorporaram ao projeto de Busca Ativa, desenvolvido pela Articulação de Fundo e Fecho de Pasto do Estado da Bahia, que tem como objetivo fazer o levantamento e mobilizar as diversas comunidades tradicionais existentes no estado. Como resultado desse trabalho, várias comunidades articuladas solicitaram do governo da Bahia a certificação enquanto comunidades de Fundo e Fecho de Pasto, etapa fundamental para exigir a discriminação e demarcação do território pela Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário – CDA.

Segundo Juracy Ribeiro, da comunidade de Palmeiras, essa visita trouxe satisfação para todos os moradores. “Essa certificação é uma conquista muito desejada pelas comunidades, pois será mais um instrumento de luta na defesa do nosso território”, afirmou. Já Fábio de Santana, representante da Sepromi, ressaltou a importância dessa certificação. “Essas comunidades passarão a ter prioridades quanto às políticas públicas que virão para o município”, disse.

As comunidades seguem mobilizadas na expectativa da chegada do certificado e se preparam para conquistar a regularização fundiária que possa garantir efetivamente a existência e continuidade dos seus modos de vida.

BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Espiritualidade e fé marcam a Semana Santa na Diocese de Caetité

17-04-2017 | Da Redação

Considerada a semana Maior pela Igreja Católica, a Semana Santa foi um momento de muita espiritualidade nas paróquias da Diocese de Caetité. Unidos pela mesma fé, a comunidade diocesana celebrou a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que teve início com o Domingo de Ramos e a recordação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado como o Messias, o Filho de Deus.

Na Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas, a Segunda-feira Santa foi de visitas a doentes e idosos, um gesto muito praticado por Jesus. Em Igaporã, Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a comunidade celebrou a Missa do Depósito do Senhor dos Passos e, ao final da celebração, a imagem foi levada em procissão até o Hospital Municipal, onde permaneceu até a Quarta-feira Santa. Leia mais »

CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Paróquias da diocese se preparam para a Páscoa da Juventude

10-04-2017 | Da Redação

A Páscoa da Juventude surgiu a partir da Jornada Mundial da Juventude que aconteceu no Brasil, em 2013, na cidade do Rio de Janeiro. A proposta é convidar os jovens a também ressuscitar com Jesus Cristo, através do compromisso em assumir uma vida nova. O encontro, que acontece no domingo de Páscoa, é realizado na Diocese de Caetité desde 2014. Este ano, duas paróquias vão sediar o evento.

Na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Caetité, a pioneira na realização do encontro na diocese, a Páscoa da Juventude é uma organização do Conselho Paroquial das Juventudes e começa às 18h deste domingo, na praça da Catedral. Além da Santa Missa, haverá show musical com o Ministério Missão Glorificai. Um trio elétrico vai percorrer algumas ruas da cidade e promete agitar os jovens de várias paróquias da diocese que são esperados para o evento. “Todos os anos contamos com a participação de jovens de todas as idades, da nossa paróquia, bem como de paróquias vizinhas. Todos, na mesma alegria, glorificamos a ressurreição de Cristo”, diz Kátia Malheiros, da Pastoral da Comunicação de Caetité. A festa tem como tema “Este é o dia que o Senhor fez para nós”.

Divulgação

Em Malhada de Pedras, Paróquia Bom Jesus, este ano acontece a segunda edição da Páscoa da Juventude. Com o tema “A ressurreição é a certeza de que a vida vence a morte”, o encontro será realizado no Centro Educacional Rui Barbosa (CERB), às 14h. Durante toda a tarde, haverá palestras e apresentações de dança e de teatro. Outras paróquias também são esperadas para o evento, que termina no fim da tarde com a Santa Missa de Páscoa.

Divulgação

BOTUPORÃ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Diocese de Caetité celebra o Domingo de Ramos

10-04-2017 | Da Redação

Um grande movimento de fé marcou o fim da quaresma e início da semana santa na Diocese de Caetité. Neste domingo, 09, todas as paróquias celebraram o Domingo de Ramos, momento da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

O bispo diocesano, Dom Carvalho, celebrou logo pela manhã a solenidade na Catedral de Senhora Santa’Ana, em Caetité. “Nós buscamos uma vida santa. O que hoje nós cantamos e celebramos é o que nós queremos para a aplicar na nossa vida[…] Irmão e irmãs, acolhamos Jesus, deixemos que ele seja luz da nossa vida e do nosso interior; não permitamos o tremor interior, o medo, a insegurança, porque Jesus é o senhor da nossa vida”, disse Dom Carvalho durante a homília.

Em Urandi, Paróquia Santo Antônio, logo pela manhã a frente da Igreja Matriz já estava preparada para a celebração campal de Ramos. Também Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas a Igreja Matriz ficou cheia com os fiéis que logo cedo foram participar da celebração presidida pelo padre Marcos RCJ.

Muitas paróquias celebraram à noite a solenidade de Ramos. Com as crianças à frente, em Botuporã, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o grito de “Jesus é o rei” ecoou pela igreja. Com os ramos nas mãos todos cantavam.

Milhares de pessoas estiveram presentes na praça da Igreja Matriz de Guanambi, Paróquia Santo Antônio. Em Igaporã, Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a celebração também foi realizada à noite. Uma procissão encenando a entrada de Jesus em Jerusalém marcou o domingo de ramos em Piripá, Paróquia São João Batista.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

Página 1 de 3123
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com