CACULÉ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Dom Carvalho celebra Crisma de quase 500 fiéis em Caculé

02-08-2017 | Por Fábio Galvão/Pascom Caculé

No sacramento da Confirmação (Crisma) o fiel recebe em plenitude o Espírito Santo de Deus para ser discípulo missionário a caminho da santificação.

Após serem preparados por catequistas, quase 500 jovens e adultos foram crismados, no último dia 29 de julho, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Caculé. Alguns também fizeram a Primeira Comunhão.

Foram duas celebrações presididas pelo bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho: às 09h para paroquianos das comunidades rurais e às 17h para paroquianos das comunidades urbanas, ambas na igreja matriz. O pároco local, Padre Reinaldo Reis de Oliveira, concelebrou.

Nesse dia, Dom Carvalho estava completando seis meses como bispo.

Salientando que “a primeira catequese a gente recebe em casa”, o bispo destacou como mais elaborada a catequese que a Igreja disponibiliza. Contudo, explicou que a família é a ‘raiz’ da nossa fé. Ele orientou os crismandos para que assumam com maturidade a fé, colocando-se a serviço. “Quem recebe o Espírito Santo se coloca a serviço, em favor do outro. É a transformação pessoal e comunitária”, pontuou.

Alegremente, a paróquia de Caculé parabeniza esses jovens e adultos e agradece a seus catequistas, ao pároco e o bispo diocesano, desejando que todos estejam sempre dispostos ao serviço da Igreja em favor da vida.

 

CACULÉ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Imagem Peregrina de NS Aparecida é recebida pela Paróquia de Caculé

05-06-2017 | Por Fábio Galvão/Pascom Caculé

Neste domingo, 4 de junho, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Caculé, recebeu com forte devoção a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda da paróquia de Guajeru.

Em frente à capela Nossa Senhora do Carmo, o pároco local, padre Reinaldo Reis de Oliveira, recebeu a imagem das mãos do padre Manoel Paes, de Guajeru, que trouxe a imagem juntamente com alguns de seus fiéis.

Em caminhada, a imagem foi levada por grande número de pessoas para a igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa campal presidida pelo padre Reinaldo e concelebrada pelo padre Manoel. A celebração da Solenidade de Pentecostes faz memória da descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos. Na celebração, padre Reinaldo destacou que “todos estamos convocados a ser testemunhas dessa verdade a cada instante da nossa vida”. Também foi encerrado o tempo da Quaresma e apagado o Círio Pascal.

Padre Reinaldo orientou para que a fé Mariana seja demonstrada “acolhendo essa nossa Mãe que vem nos pedir para que sejamos fiéis e obedientes a seu filho, Jesus Cristo.”

Visitando algumas comunidades, a imagem ficará em Caculé até a manhã do dia 11 de junho.

 

CACULÉ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Mês Mariano é vivenciado com fé em Caculé

03-06-2017 | Por Fábio Galvão/Pascom Caculé

Mês Mariano é vivenciado com fé em Caculé. Foto: Fábio Galvão.

Com muita ternura, o mês de maio é dedicado a Maria Santíssima, a Mãe de Deus. Ela que intercede junto a Jesus por todos que a ela recorrem com fé e amor.

Este ano, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Caculé, vivenciou o Mês Mariano com o firme propósito de renovação, em favor da construção do Reino de Deus. Entre os dias 1º e 13 aconteceu a trezena em louvor a Nossa Senhora de Fátima, com Missa no dia 14; nos dias 17, 18 e 19, o tríduo de santa Rita de Cássia, com Missa no dia 21. Por fim, entre os dias 22 e 30 aconteceu o Momento Mariano em frente à Gruta Nossa Senhora de Fátima. O encerramento das festividades do mês foi na noite do dia 31 com Missa presidida pelo pároco local, Padre Reinaldo Reis de Oliveira.

Seguindo o modelo cristão de Nossa Senhora, que todos levem ao mundo a luz do Evangelho. Para tanto, o Papa Francisco recomenda: “Com Maria sejamos sinais da misericórdia de Deus”.

BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Espiritualidade e fé marcam a Semana Santa na Diocese de Caetité

17-04-2017 | Da Redação

Considerada a semana Maior pela Igreja Católica, a Semana Santa foi um momento de muita espiritualidade nas paróquias da Diocese de Caetité. Unidos pela mesma fé, a comunidade diocesana celebrou a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, que teve início com o Domingo de Ramos e a recordação da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado como o Messias, o Filho de Deus.

Na Paróquia Santo Antônio, em Caraíbas, a Segunda-feira Santa foi de visitas a doentes e idosos, um gesto muito praticado por Jesus. Em Igaporã, Paróquia Nossa Senhora do Livramento, a comunidade celebrou a Missa do Depósito do Senhor dos Passos e, ao final da celebração, a imagem foi levada em procissão até o Hospital Municipal, onde permaneceu até a Quarta-feira Santa. Leia mais »

CACULÉ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Pastoral da Catequese inicia os trabalhos em Caculé

20-02-2017 | Por Fabiane Pitta, Sheila Vasconcelos e Fábio Galvão/Pascom Caculé

Neste final de semana, teve início, na Paróquia de Caculé, os encontros da Pastoral da Catequese, com a participação de  crianças e adolescentes de várias faixas etárias, além de catequistas que se prontificam para a gratuita missão de evangelizar na fé cristã.

A introdução de uma criança na vida da Igreja deve começar em casa, desde o seu nascimento. A família deve ser o berço da iniciação cristã. A presença dos pais na vida dos filhos passa pelo amor, respeito, exemplo e valores. É na catequese familiar que se aprende o amor a Deus e o respeito à Igreja. A oração deve ser aprendida em primeiro lugar na Igreja domiciliar, que é o lar.

A catequese ministrada na Igreja é um processo de educação na fé e maturidade dentro de uma comunidade, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e estimulando uma ação apostólica. É através da catequese também que a criança se prepara para a realização da sua Primeira Eucaristia e Crisma.

CACULÉ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Caculé realiza encontro de reflexão sobre a CF 2017

14-02-2017 | Por Fábio Galvão/Pascom Caculé

As comunidades urbanas e rurais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Caculé, se reuniram, no dia 12 de fevereiro, para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2017, que terá como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15).

O encontro teve início com uma procissão, que saiu da Praça da Lagoa até a Quadra de Esportes Gutemberg Viana, onde aconteceram os momentos de reflexão. No encerramento, o padre Reinaldo Reis de Oliveira, paróco local, presidiu a Santa Missa.

Para o coordenador diocesano do Movimento Terço dos Homens, Mário Filho, “a Campanha da Fraternidade deste ano convoca a todos para deixar a vida continuar, pois, tudo que Deus criou é perfeito, mas a destruição assola o planeta, fazendo-o ‘pedir socorro’”.

Padre Reinaldo pediu aos presentes que “pratiquem atos em favor da preservação da criação de Deus. Assim, o encontro de reflexão não terá sido em vão”.  Gradualmente, devemos inserir mais pessoas nesta meta em favor da natureza.

CACULÉ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Paróquia de Caculé investe novos ministros da Eucaristia e da Palavra

26-01-2017 | Por Fábio Galvão/Pascom Caculé

Cerca de 350 fiéis de Caculé foram investidos para a MECE e Ministério da Palavra

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Caculé, rendeu graças a Deus pelos novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE), inclusive das comunidades rurais, que foram investidos, no último dia 22 de janeiro. O rito de investidura aconteceu durante a celebração eucarística das 9h, na igreja Matriz, presidida pelo pároco local, padre Reinaldo Reis de Oliveira.

Auxiliando o padre, os Ministros levam a Comunhão para enfermos e a distribui a fiéis em celebrações. Também se prontificaram para o serviço na paróquia novos leitores, salmistas e Ministros da Palavra. Esses últimos celebram a Palavra nas comunidades.

Direcionando-se a todos eles, padre Reinaldo disse: “O alimento de vocês é a Palavra de Deus e a Eucaristia”. Ele destacou ainda que é necessário viver mais intensamente em Deus, sendo “pescadores de homens”.

“Que todos caminhem firmes rumo ao Céu”, assinalou o pároco.

No total, contando aqueles que também renovaram o seu ‘sim’, foram cerca de 350 fiéis investidos, que, durante um tempo de preparação, foram instruídos pela Irmã Marlene Matos.

ARACATU – SÃO PEDRO

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

21-01-2017 | Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.  Leia mais »

CACULÉ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Caculé acolhe Padre Reinaldo Reis como novo pároco

04-01-2017 | Por Fábio Galvão/Pascom Caculé

A celebração aconteceu na Igreja Matriz de Caculé

Padre Reinaldo Reis de Oliveira foi acolhido como o novo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Caculé, no dia 29 de dezembro. A celebração de posse foi presidida pelo administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, e concelebrada pelos padres Manoel Paes, de Guajeru, e Rafael Santos, de Jacaraci. Visitantes das paróquias de Guajeru, Guanambi e Malhada de Pedras também estiveram presentes.

Padre Gilvan, que se despediu de Caculé quatro dias antes (25), incentivou a todos para a prática dos ensinamentos de Jesus, enfrentando as trevas sendo ‘luz’ no mundo.  Leia mais »

CACULÉ – SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Paróquia de Caculé se despede de padre Gilvan Pereira

04-01-2017 | Por Fábio Galvão/Pascom Caculé

Durante o último ano, Pe. Gilvan se dividiu nas tarefas de Administrador Diocesano e Pároco em Caculé

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Caculé se despediu, na Missa de Natal, do padre Gilvan Pereira Rodrigues, pároco da comunidade. Ele também é o administrador da Diocese de Caetité. 

A igreja Matriz ficou lotada para a celebração do Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo. Antes da celebração, um tributo ao padre Zezinho pelos 50 anos de evangelização, completados em 2014.

Sobre a caminhada dele de sete anos na paróquia, padre Gilvan disse que “tudo que fizemos juntos foi por causa de Jesus, com a graça de Deus. Muito obrigado a todos vocês. Deus lhes pague”.

Ao final da celebração, padre Gilvan recebeu homenagens da paróquia. O padre, por sua vez, agradeceu à comunidade com demonstrações de satisfação pela missão cumprida.

A paróquia de Caculé deseja muitas bênçãos na nova caminhada do padre Gilvan, que agora será o  novo reitor do Seminário Maior da Diocese de Caetité em Belo Horizonte.

Página 1 de 41234
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com