Notícias

Representantes da diocese participam de Encontro Nacional da Juventude Mariana, em Salvador

22-08-2017 | POR PASCOM DIOCESANA

O 38º Encontro Nacional da Juventude Mariana, realizado em Salvador nos dias 20 a 23 de julho, reuniu jovens e lideranças das Congregações Marianas de oito estados: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Paraíba e o Distrito Federal. A Federação de Caetité participou com cinco representantes, sendo dois de Caculé (Ivone e José Luís) e três de Macaúbas (Uelinton, Bete e Alan).  O encontro, que teve como tema “Fazei tudo o que Ele vos disser” e subtema “Juventude Mariana, voluntários da misericórdia”, foi uma oportunidade para troca de experiências, formação e atualização.

Nos dias de encontro, os jovens meditaram o Terço da Juventude Mariana em homenagem aos 300 anos de Aparecida. Uma caminhada de fé do Largo de Roma até a Igreja do Bonfim lembrou o Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. A programação contou ainda com missas e palestras com o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger,  e com o padre Paulo Sandes.

Notícias

I Romaria da Cáritas Diocesana é realizada em Palmas de Monte Alto

22-08-2017 | Por Eneida Bonfim, Pastoral Universitária

A Romaria contou com a participação de representantes de mais 15 paróquias da diocese. Foto: Paróquia de Guanambi

Neste domingo, dia 20, as Pastorais Sociais da Diocese de Caetité se reuniram, na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens, em Palmas de Monte Alto, para celebrar a Primeira Romaria da Cáritas Diocesana, com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade. Preserve o meio ambiente” e o lema “Vi o sofrimento, Ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Cf Ex 3, 7-8).

O encontro, que contou com a participou de agentes de mais de 15 paróquias da Diocese, fez memória da trajetória de lutas, dores e conquistas, das pastorais, associações e movimentos sociais.

Os momentos de acolhida, mística ao pés da cachoeira, via-sacra, reflexão da realidade, partilha e a missa de envio, presidida pelo bispo Dom Carvalho, ajudaram a reanimar as forças e a renovar a esperança na caminhada.

Confira aqui as fotos da Romaria.

DIOCESE

Segundo Seminário de Comunicação da Diocese acontece em setembro

21-08-2017 | Por PASCOM DIOCESANA

Divulgação Pascom/Diocese de Caetité

Entre os dias 22 e 24 de setembro a Diocese de Caetité vivenciará o Segundo Seminário de Comunicação promovido pela Pastoral da Comunicação Diocesana — PASCOM. Três dias muito especiais de partilha e aprendizado sobre comunicação voltada para nossas comunidades.

Esse ano, o tema escolhido para o encontro foi: “PASCOM: Comunicação, Evangelização e Criatividade”, uma forma de lembrar que a comunicação do evangelho de Cristo deve ser alegre e criativa. O encontro acontece no Centro de Treinamento de Líderes — CTL — em Caetité.  Leia mais »

CAETITÉ – SENHORA SANT’ANA

Monsenhor Adhemar Cardoso celebra 60 anos de vida presbiteral

08-08-2017 | Por Guilherme da Páscoa/Pascom Caetité

Foto: Pascom Caetité

A Paróquia Senhora Sant’Ana de Caetité celebrou, no último sábado, 05, os 60 anos de Ordenação Sacerdotal do Monsenhor Adhemar Cardoso Neves. Parentes e amigos se reuniram na Catedral para render graças a Deus pela vida sacerdotal do Monsenhor e também para comemorar os 86 anos de vida completados no último dia 01 de agosto. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Carvalho, e concelebrada por padres da diocese.  Leia mais »

GUANAMBÍ – SANTO ANTÔNIO

Casa de Acolhida de Guanambi realiza 13º Bode Cozido no Buraco

08-08-2017 | Por Pascom Guanambi

Foto: Pascom Guanambi

A Casa de Acolhida Madre Ippólita, projeto que pertence à Associação Brotando Vida da Paróquia Santo Antônio de Guanambi, realizou neste domingo, 06, o 13º Bode Cozido no Buraco, evento que hoje se configura como principal mantedor da Casa.

Durante dois dias, voluntários se empenharam para preparar o carneiro, que depois de temperado é colocado em tachos. Às 5hs da manhã do domingo, os tachos tampados e cobertos de barro (para evitar que queime o alimento) foram descidos, até às brasas. Na borda do buraco é colocado uma tampa que também é coberta de barro. Por volta das 11hs da manhã os tachos foram retirados e o carneiro, servido.

Para a coordenação da Casa, o evento aconteceu com muito sucesso graças ao trabalho voluntário daqueles que se doam por esse projeto. “O evento ocorreu com muito êxito, contando com a participação e colaboração do povo Guanambiense e de alguns dos municípios vizinhos. A equipe da Casa de Acolhida Madre Ippólita juntamente com a Associação Brotando Vida agradece a todos que colaboraram direta ou indiretamente para o sucesso desse evento, e que o nosso bom Deus os abençoe sempre”, frisou Januza Pimentel, coordenadora da Casa.

A Casa de Acolhida Madre Ippólita faz parte da Associação Brotando Vida da Paróquia Santo Antônio que há 13 acolhe pessoas doentes e parentes, oriundas de outros municípios e de nossa Zona Rural, que buscam tratamento médico e não tem como pagar estadia em hotéis ou pensões.

Confira aqui as fotos do evento.

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Católicos lotam praça da Matriz para festa do padroeiro de Malhada de Pedras

07-08-2017 | Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

Milhares de católicos de diversas partes do município de Malhada de Pedras lotaram, na tarde deste domingo (6), a Praça da Matriz para a festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade. Antes da Missa Solene, os fiéis e devotos do Santo padroeiro acompanharam a tradicional procissão pelas principais ruas da cidade, demonstrando a fé e a devoção dos malhada-pedrenses. A celebração eucarística foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada pelo administrador paroquial, padre Edson Rocha.

Católicos lotam praça da Matriz para festa do padroeiro de Malhada de Pedras. Foto: Anderson Ferreira

Durante nove dias, a comunidade católica celebrou a novena em preparação para a festa deste domingo, dia em que também a Igreja celebra a Solenidade da Transfiguração do Senhor. “A família plenamente viva: o amor é nossa missão” foi o tema do novenário. Uma reflexão sobre a Exortação Apóstólica Amoris Laetitia, do Papa Francisco. A cada noite, uma pregação diferente, conduzida por um padre da diocese, sempre à luz do documento do Papa que traz reflexões sobre o amor na família. Comunidades rurais e outras paróquias também participaram da festa.  Leia mais »

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Irmãs Ancilas do Menino Jesus comemoram 60 anos de consagração

07-08-2017 | Por Ze Padre/Pascom Mortugaba

Foto: Paróquia São José Operário

A paroquia São Jose Operário de Mortugaba homenageia as Irmãs Ancilas do Menino Jesus pelo trabalho evangelizador desenvolvido na paróquia e que se estendeu em Jacaraci e Licínio de Almeida, onde elas permanecem até hoje. A chegada das irmãs em Mortugaba, na década de 70, trouxe um grandioso desenvolvimento pastoral.

A Irmã Analisa Saviane tem a honra de convidar a todos para participar da celebração de ação de graças pelos 60 de consagração e 50 de Brasil que será realizada no próximo dia 13 de agosto , às 10h da manhã. A celebração será presidida por Dom José Roberto Silva Carvalho, na Paroquia de Licínio de Almeida.

Nossa Gratidão e nossos parabéns pelos riquíssimos frutos semeados na paroquia São José Operário de Mortugaba.
Padre José Carlos Rodrigues Pereira e paroquianos.

Notícias

Seminário da diocese em Belo Horizonte inicia atividades formativas

07-08-2017 | Da Redação

A casa de formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte, iniciou, no dia 31 de julho, as suas atividades formativas. Na casa, estavam presentes os quatorze seminaristas da Diocese de Caetité, juntamente com o seu formador, Pe. Gilvan. Logo pela manhã, a comunidade se reuniu na capela para a oração da Liturgia das Horas, no dia em que toda a Igreja rezava a memória de Santo Inácio de Loiola, grande santo da Igreja e fundador da Companhia de Jesus. Após esse momento de espiritualidade, o dia ficou por conta da limpeza e organização das atividades do seminário. No final do dia, tivemos a Celebração Eucarística que abriu oficialmente o segundo semestre e, durante à noite, aconteceu uma reunião para leitura das atas e compartilhamento de nossas experiências no período de férias. Encerramos esse momento motivados e esperançosos. Que seja mais um semestre profícuo e produtivo em todas as dimensões da formação presbiteral (comunitária, pastoral, espiritual, humana-afetiva e intelectual).

 

MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Paróquia de Mortugaba se prepara para Festa da Imaculada Conceição

07-08-2017 | Por Zé Padre/Pascom Mortugaba

Divulgação

A Festa da Imaculada Conceição, Padroeira da igreja Matriz de Mortugaba, começa no dia 11 de agosto e segue até o dia 20. Os festejos tem como tema “Maria, Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para nos”. No dia 11, as atividades começam às 4h da manhã com a alvorada festiva pelas ruas da cidade e em seguida do oficio da Imaculada Conceição cantado. Às 19:30 acontece a abertura do novenário com a santa missa. Durante o Novenário será refletida a Exortação Apóstólica Evangelii Gaudium (A alegria do evangelho) e ofício da Imaculada Conceição. Com muita alegria, a Paróquia de Mortugaba convida a toda a diocese para celebrar junto com eles essa bonita festa.

MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Dom Carvalho é acolhido por autoridades civis e pela Paróquia de Malhada de Pedras

07-08-2017 | Por Anderson Ferreira/Pascom Malhada de Pedras

Em visita oficial à Paróquia de Malhada de Pedras, neste domingo (6), para a Missa Solene em louvor ao Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade, o Bispo de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, foi recebido com festa pela comunidade local. Ainda na entrada da cidade, muitos católicos aguardavam a chegada do bispo, acompanhados do padre Edson Rocha, administrador paroquial, e de autoridades civis, como a prefeita Terezinha Baleeiro.

Bispo de Caetité é acolhido por autoridades civis e pela comunidade católica. Foto: Anderson Ferreira

De lá, eles seguiram em carreata pelas ruas da cidade, finalizando na Praça da Matriz, onde também muita gente esperava pelo bispo. Na chegada à praça, Dom Carvalho recebeu aplausos e cumprimentou adultos e crianças. Em seguida, em frente à igreja, foi acolhido por autoridades civis, por leigos e pelo padre Edson.  Leia mais »

Página 1 de 4712345...102030...Última »
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com