30 de julho de 2016
ARACATU – SÃO PEDRO

Diocese de Caetité celebra Sant’Ana, sua padroeira

Por Pe. Paulo Henrique/PASCOM

Milhares de pessoas participaram da celebração

“Este é o dia que Deus fez para Caetité”. Com estas palavras foram iniciados os louvores à Senhora Sant’Ana, no dia 26 de julho, na cidade de Caetité. Desde o dia 17, muitos fiéis foram à catedral para apresentar seus pedidos e fazer preces à Senhora Sant’Ana, que por mais de dois séculos protege e abençoa o povo de Caetité. A festa de Sant’Ana deste ano abriu solenemente o caminho de peregrinação que será realizado pela imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que ficou exposta na catedral durante todo o novenário.

Durante festa de Sant’Ana, os fieis tiveram a oportunidade de refletir sobre o Evangelho de São Lucas que apresenta o rosto de uma Igreja samaritana e caridosa, chamada a viver a misericórdia em todas as situações e circunstâncias da vida. E mais uma vez o povo de Caetité deu um show de criatividade na apresentação das temáticas de cada noite do novenário, bem como os diversos padres que foram convidados para proferirem a homilia, enriquecendo ainda mais o povo de Deus com profundos ensinamentos.

A missa da festa de Sant’Ana aconteceu na manhã da última terça-feira e foi presidida pelo Pe Gilvan Perreira, administrador diocesano, e concelebrada pelo padres das Dioceses de Caetité, Livramento de Nossa Senhora e o Pe Antônio Maria (cantor católico). Em sua homilia, o Pe. Gilvan falou sobre as diversas “crises” pelas quais está passando o povo brasileiro, bem como a importância de Sant’Ana e São Joaquim que experimentaram a misericórdia de Jesus ao gerar Maria, mulher preparada por Deus para ser a mãe do seu Filho Jesus. Pe Gilvan também falou sobre a peregrinação com a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida, que vem para a Diocese em um momento especial, quando esta Igreja particular aguarda ansiosamente pela escolha do seu novo bispo. Uma multidão, provada pelo frio e a neblina, se colocou em frente à catedral de Senhora Sant’Ana para participar da Santa Missa.

Ao final da celebração, o Pe Gilvan fez oficialmente a entrega da imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida ao Pe Sátiro Fernandes, responsável pela Paróquia de Boquira, segunda Paróquia da Diocese a receber a padroeira do Brasil.

As comemorações à padroeira da Diocese de Caetité fecharam com chave de ouro com a tradicional procissão de Sant’Ana, organizada através de um belíssimo cortejo que trouxe toda a temática do novenário e uma multidão que acompanhou a padroeira pelas ruas da centenária Caetité. Ao final da procissão, aconteceu a benção do Santíssimo Sacramento, dada pelo Pe. João Sá Teles, Pároco de Caetité, que dirigiu a todos palavras de gratidão após a bênção. Para concluir a noite, os fieis tiveram a oportunidade de cantar e dançar canções religiosas ao som do Pe Antônio Maria que fez um belíssimo show.