26 de março de 2016
BOQUIRA – NOSSA SENHORA DA ABADIA

Diocese celebra intensamente a sexta-feira da paixão

Por Luan Vinicius Ferreira/PASCOM

O dia foi dedicado a orações e ao jejum

Após ser traído pelo apóstolo Judas, Jesus foi levado por soldados e, após ser julgado, sofreu as dores do martírio, a coroa de espinhos, o caminho até o calvário e a morte de cruz. Sentiu dores por todo corpo. Sentiu a tensão em seus músculos, teve sede. Esvaziou-se completamente e de seu peito jorrou sangue e água. Os evangelistas narram cada um desses momentos. A igreja, na sexta-feira santa, segundo dia do tríduo pascal, se reserva ao silêncio. Relembra cada um deste instantes e aconselha os fiéis a vivenciarem o jejum, oração e reflexão.

Pela Diocese de Caetité, as paróquias realizam a via-sacra – também conhecida como via-crúcis. Em 15 estações, da condenação à ressurreição, são lembrados os passos de Jesus pelas ruas das cidades e as três da tarde realizam a celebração da paixão do Senhor. A sexta-feira é o único dia em não há celebração de missas.

Em Guanambi, Paróquia Santo Antônio, foi realizada uma via-sacra logo no início da manhã. À noite, os fiéis se reuniram para a procissão do Senhor morto, uma procissão realizada toda em silêncio. Na paróquia Bom Jesus de Malhada de Pedras, os fiéis também acordaram cedo para participar da via-sacra. O sol ainda estava nascendo no horizonte quando a comunidade se reuniu em frente a Igreja Matriz da cidade para iniciar o caminho de oração.

Veja as algumas fotos de Malhada de Pedras:

Na cidade de Caetité, com olhos atentos para o palco, centenas de pessoas acompanharam a tradicional apresentação da Paixão de Cristo, realizada na Praça da Catedral. Na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Igaporã, A história de Cristo foi apresentada para as inúmeras pessoas que lotaram a Praça da Igreja Matriz. Do nascimento de Jesus à sua apresentação no templo; do primeiro milagre à Sua paixão. Jovens, crianças e adultos acompanharam de perto cada momento a encenação.

Veja algumas fotos de Igaporã:

De frente a Igreja Matriz, a Paróquia Bom Jesus, em Brumado, acompanhou a apresentação da via-sacra. Em seguida, os fiéis acompanharam a procissão do Senhor morto que, em silêncio, percorreu ruas da cidade. De volta a igreja, foi realizado o sermão das sete palavras feitas por Jesus na Cruz.

Veja algumas fotos de Brumado:

Em Boquira – Paróquia Nossa Senhora da Abadia – e em Caculé – Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, – as ruas foram tomadas pelo silêncio. A procissão do Senhor morto percorreu a cidade e, de volta a igreja, foi realizado o sermão das sete palavras e o “beija-pés”.

Veja algumas fotos de Caculé:
Veja algumas fotos de Boquira: