30 de outubro de 2017
DIOCESE

Dia Nacional da Juventude é comemorado pelos zonais da diocese

Por PASCOM DIOCESANA

Em Maetinga, os jovens fizeram passeata pelas ruas. Foto: Vivaildo Carvalho/PASCOM

Oração e alegria definem o Dia Nacional da Juventude (DNJ) celebrado, neste domingo (29), pelos zonais da Diocese de Caetité. O evento realizado anualmente é marcado por mobilizações de milhares de jovens, que, como Igreja, celebram a vida. Este ano teve como tema “Juventude em defesa da vida dos povos e da mãe Terra”. Uma referência ao documento Laudato Si, do Papa Francisco, e à Campanha da Fraternidade 2017.

Em Riacho de Santana (Paróquia Nossa Senhora da Glória), mais de 200 jovens se reuniram no Centro de Treinamento de Líderes  (CTL) para celebrar a data. O evento também contou com a participação de grupos de jovens das paróquias de Igaporã, Caetité e Lagoa Real, que formam o zonal IV da diocese. Durante o encontro, palestras,  apresentações culturais, exibição de vídeos e celebração da Santa Missa. Ao final, a música ficou por conta do ministério Expressão e Louvor de Bom Jesus da Lapa. “Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo”, disse o padre Izaias Afonso Silva, pároco de Riacho de Santana.

Em Guanambi (paróquias Santo Antônio e São Geraldo), o DNJ contou com a presença das paróquias do zonal V (Urandi, Pindai, Matina, Candiba, Sebastião laranjeira e Guanambi). Os jovens participaram de passeata pelas ruas do bairro Beija Flor e, ao final do encontro, teve show com o grupo Forró do Arrumadinho, formado por jovens da cidade. O encontro chamou a atenção para a preservação dos biomas regionais.

“Que nossos jovens, em Cristo, encontrem a plena realização dos seus sonhos de bondade e felicidade, pois só Ele pode satisfazer as nossas expectativas tantas vezes desiludidas por falsas promessas mundanas. Como disse São João Paulo II, ‘Ele é a beleza que tanto nos atrai’; é Ele quem nos provoca com aquela sede de radicalidade que não nos deixa ceder a compromissos; é Ele quem nos impele a depor as máscaras que tornam a vida falsa; é Ele quem lê nos nossos corações as decisões mais verdadeiras que outros querem sufocar. É Jesus quem suscita em nós o desejo de fazer da nossa vida algo grande”, disse padre Izaías.

O DNJ foi celebrado em outras paróquias da diocese, como Brumado, Maetinga e Tanque Novo. A comemoração  surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país.