16 de abril de 2017
MORTUGABA – SÃO JOSÉ

Confira como foi a Semana Santa na Paróquia São José de Mortugaba

Por Samara Castro/Pascom Mortugaba

A Semana Santa é um momento de muita fé e devoção na vida da Igreja, pois é quando voltamos nossos corações para a misericórdia de Jesus e olhamos para todo o seu sofrimento ao morrer na cruz para nos salvar. Na Paróquia São José, em Mortugaba, as celebrações desta semana foram realizadas com a participação ativa dos paroquianos, que demonstraram a crença na Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

As celebrações tiveram início com a Missa de Ramos, no último domingo. “Jesus entra em Jerusalém, aclamado como o Messias, aquele que vem instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida”, recorda a celebração.

Na segunda-feira, a via-sacra percorreu várias ruas da cidade, com participação fervorosa dos fieis. Na terça-feira, a celebração da Misericórdia foi uma noite de bênçãos, momento em que os fieis voltaram renovados para casa.

Na quarta-feira, celebramos a Procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, organizada pelo Terço dos Homens e a Legião de Maria. Os homens se reuniram na comunidade do bairro Santo Antônio, e as mulheres na comunidade do bairro de Nossa Senhora Aparecida. O trajeto foi longo, mas muito bonito. O encontro das duas imagens foi na igreja Matriz. No Sermão das Sete Palavras, o padre José Carlos Rodrigues, pároco de Mortugaba, falou dos encontros e desencontros da vida e da esperança.

A Procissão do Encontro recorda o encontro de Jesus com Maria, Sua mãe, a caminho do calvário.

Na quinta-feira, a Missa dos enfermos e idosos foi realizada pela manhã e, à noite, a celebração da Ceia do Senhor relembrou o momento em que Jesus Cristo deixa para nós o Seu corpo e o Seu sangue, como permanência Dele em nossa vida.

Na sexta-feira, a celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo foi realizada às 15, horário em que, segundo a tradição, Jesus morreu. No Sábado Santo, nos unimos à vitória e à ressurreição de Cristo. A celebração da vigília pascal foi realizada na quadra Balbino Coelho.
“Essa noite é chamada de Mãe das Noites, pois foi nesse momento que o Senhor ressuscitou”, disse o padre José Carlos.

Com o domingo de Páscoa, encerramos a Semana Santa, mas continuamos celebrando, com fé e alegria, o período pascal.