30 de janeiro de 2018
DIOCESE

Celebração, na Catedral, acolhe novo pároco e celebra primeiro ano do episcopado de Dom Carvalho

Por PASCOM DIOCESANA

Mons. Alex Adriano Barbosa é o décimo quinto pároco da Catedral de Senhora Sant’Ana. Foto: PASCOM

No último domingo, 28, em solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, a Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité, acolheu seu décimo quinto pároco, o Monsenhor Alex Adriano Rocha Barbosa. Natural de Brumado e ordenado sacerdote em 11 de agosto de 2001, Mons. Alex foi nomeado Vigário-Geral da Diocese em abril de 2017 e, desde janeiro de 2014, exercia seu ministério na Paróquia Santo Antônio, em Guanambi.

A Ação de Graças marcou, também, o primeiro ano do episcopado de Dom Carvalho, nono bispo da Diocese de Caetité. Cearense de nascimento, foi na Bahia que ele decidiu viver o seu ministério como presbítero. Atuou como reitor no Seminário Nossa Senhora das Vitórias e serviu em várias Paróquias na Arquidiocese de Vitória da Conquista, antes de ser nomeado bispo, pelo Papa Francisco, em 26 de outubro de 2016.

Durante a liturgia, os fiéis puderam acompanhar, com suas orações, o momento no qual Dom Carvalho instituiu com o Ministério do Acolitato os seminaristas Bruno e Ícaro. Após encerrarem os estudos de Filosofia e Teologia, em Belo horizonte, eles deram mais um passo rumo ao Diaconato e Presbiterado (Sacerdócio). No Ministério do Acolitato, o candidato é instituído para ajudar o sacerdote a cuidar do altar e auxiliar os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Eucaristia. Pela instituição, também, tornam-se Ministros Extraordinários para Distribuição da Sagrada Comunhão. Os seminaristas, Bruno e Ícaro iniciarão, nesta semana, seu estágio pastoral nas Paróquias São Geraldo Majella, de Guanambi, e Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Macaúbas, respectivamente.

O acólito, o sacerdote e o bispo são chamados a estar sempre a serviço, indo a todos os lugares para pregar o Evangelho. Isto não se deve apenas por estarem seguindo o mandato do ministério presbiteral, mas, antes de tudo, por fazer parte de sua missão enquanto cristãos batizados.

Rezemos sempre para que eles sejam, cada dia mais, imagem de Deus no meio do Povo e peçamos ao Senhor que continue suscitando homens e mulheres disponíveis para encarnar o Evangelho, no seu dia-a-dia, sendo sal na terra e luz no mundo.