5 de junho de 2017
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Católicos celebram solenidade de Pentecostes em Brumado

Liliane Leite e Zilmar Santana/Pascom Brumado

Neste domingo (4), a Paróquia Bom Jesus, em Brumado, celebrou a solenidade de Pentecostes – o nascimento da Igreja e a missão de levar o Evangelho ao coração de todas as pessoas. A missa foi realizada na esplanada da Igreja Matriz e reuniu muitos fiéis que vieram de diversas comunidades para celebrar a vinda do Espírito Santo e o aniversário da Igreja. A união dos grupos e das comunidades, ponto central da celebração presidida pelo padre Cleonídio Alves.

Em suas sábias palavras, padre Cleonídio bem lembrou que “nos encontramos para reviver aquela Igreja que nasceu há dois mil anos com um objetivo bem definido, e o objetivo é exatamente continuar a Missão de Jesus Cristo”.  Destacou que naquele dia de Pentecostes, os discípulos ainda estavam reunidos com medo dos judeus. Jesus chegou, ofereceu a paz e deu o Espírito Santo e os enviou, afinal, “o lugar da Igreja não é trancada em si mesma, mas o lugar da Igreja é o mundo.” Ressaltou ainda que aquele mesmo Espírito, que animou Jesus durante toda a sua vida, foi dado aos apóstolos e, posteriormente, a toda a Igreja para que fortaleça e anime a sua missão.

Na mesma ocasião, foram apresentados à comunidade, os catecúmenos que serão preparados aos sacramentos da vida cristã. Logo após, os membros que foram batizados durante a Vigília Pascal foram convidados a acender as suas velas no círio, com a mensagem de que devemos “ser a luz de Cristo que se irradia, como uma coluna luminosa que passa no mundo para iluminar os irmãos e irmãs e guiá-los no êxodo definitivo rumo ao céu”.

A celebração comemorada pelos cristãos marca a chegada do Espírito Santo, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus Cristo, na Páscoa. Com a solenidade de Pentecostes, fecha-se o Tempo Pascal e o círio é apagado.