20 de março de 2017

Cáritas Diocesana realiza assembleia em Caetité

Por Luciane Barros/Agente Cáritas

Nos dias 17 e 18 de março, aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité, a assembleia anual da Cáritas Diocesana.  Cerca de quarenta agentes dos movimentos e pastorais sociais da Diocese de Caetité participaram do encontro, além dos agricultores Edivaldo Mendes e Francisca da Silva, da Comunidade Vereda dos Cais, de Caetité, e Elândia de Oliveira, da Comunidade Casa Armada, de Iuiú.

As atividades começaram na tarde da sexta-feira com um momento de acolhida, mística e apresentação dos participantes, coordenado pela Pastoral Universitária e a CEBs.

Em seguida, José Benézio da Silva, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), fez uma análise de conjuntura política sobre o momento que o Brasil está vivenciando. “As condições para a vida dos trabalhadores agora tende a piorar, se a gente não constrói uma mobilização e organização, porque os grandes empresários estão organizados para implantar um projeto que está na busca de retirar os direitos dos trabalhadores. Nesse sentido, a nossa tarefa é organizar e mobilizar contra esse retrocesso. Precisamos de mais direitos e não menos direitos”, destaca Beniézio.

Ainda no primeiro dia, foi apresentada a história dos 60 anos da Cáritas Brasileira, através do filme “Sua lição é o próprio amor”, que proporcionou aos participantes relembrar momentos em que a Caritas esteve presente, através de sua mística de solidariedade.

As atividades do segundo dia foram iniciadas com a celebração da eucaristia presidida pelo padre Osvaldino Barbosa e, durante toda manhã, os agricultores Edivaldo Mendes, Francisca da Silva e Elândia de Oliveira apresentaram seus trabalhos através do carrossel de experiências.

Em seguida, Gilmar Santos da CPT, apresentou o planejamento estratégico da Caritas para três anos, que apresenta as seguintes prioridades: Convivência com o Semiárido, Terra e Território, Saneamento Básico e Gênero e Gerações. Além disso, Gilmar apresentou ainda o Plano Operacional Anual (POA) para 2017. No início da tarde, padre Osvaldino continuou falando sobre o POA, que foi aprovado por todos. Finalizando a assembleia, foi apresentado, discutido e aprovado o regimento interno da Cáritas Diocesana.