CARAÍBAS – SANTO ANTÔNIO

Praça Exupério Silva, s/n – Centro
CEP: 45.177-000
Administrador Paróquial: Pe. Paulo Ferreira da Silva

Caraíbas foi elevada à Paróquia no dia 9 de Junho do ano 2000, época em que Dom Alberto era bispo da Diocese de Caetité. Antes, organizada como Comunidade Eclesial de Base (CEB’s), Caraíbas pertencia a Paróquia de Tremedal. Desde 1992, livros registram os casamentos e batizados na cidade.

Na década de 80, ainda pertencendo à Paróquia Senhor do Bonfim, Tremedal, o distrito de Caraíbas era acompanhado pelo saudoso Pe. Ladislau. Em seguida, Padre Dacilio acompanhou o desenvolvimento do distrito, que se tornou cidade em 1989, e do surgimento de muitas comunidades.

Entre 1991 e 1993 seminaristas da Diocese fizeram trabalhos pastorais em Caraíbas, entre os seminaristas o hoje padre Paulo Ferreira da Silva.  Em 1993, com a chegada das Irmãs Filhas do Divino Zelo em Maetinga, Dom Alberto, então bispo da Diocese, deu a elas licença para ajudar na formação, realização de batizados e casamentos em Caraíbas. Com a chegada dos padres Rogacionistas em Presidente Jânio Quadros em 1994, Caraíbas também começou a ser acompanhada.

Em 2008 Dom Ricardo, bispo na época, empossou Pe. Itamar Alves Bandeira como pároco de Caraíbas, este ficou na cidade por um ano. Com a saída sua saída, a paróquia voltou a ficar sem provisão e os padres Rogacionistas retomaram a colaboração com a paróquia. Algumas comunidades chegaram a ficar mais de um ano sem celebração de missas. No dia 14 de maio de 2017, o novo bispo Diocesano, Dom Carvalho, apresentou Pe. Paulo Ferreira da Silva como administrador paroquial de Caraíbas.

Atualmente a Paroquia de Caraíbas conta com 28 comunidades. Destas, três são na sede e as demais na zona rural do município — a grande maioria já conta com capela e outras estão com capelas em fase de construção.