6 de maio de 2017

AG CNBB: experiência de partilha, convivência, oração, estudo e reflexão

Aparecida (RV) – Mais de 350 bispos de todo o Brasil, bispos na ativa e eméritos se reuniram em Aparecida, na “Casa da Mãe”, entre os dias 26 de abril e 05 de maio para a 55ª Assembleia Geral da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Os trabalhos este ano foram centralizados no tema da “Iniciação à Vida Cristã”.

O tema amplamente discutido nestes dias foi votado e aprovado em um documento final, cuja elaboração ficou a cargo de uma comissão montada especialmente para sua elaboração. Durante os trabalhos o texto recebeu acréscimos e agora com a aprovação pelos bispos, o texto será assumido como um documento oficial da CNBB. Um texto de profunda qualidade, que busca corresponder aos desafios pastorais identificados pela missão da Igreja e acima de tudo procura por em pratica as diretrizes gerais da Ação evangelizadora que convoca a ser Igreja: casa da iniciação cristã.
O tema da iniciação à vida cristã, diz respeito à realidade da Igreja presente em todo o Brasil e fala de algumas preocupações da Igreja, por exemplo, a questão da transmissão da fé às novas gerações e a grande preocupação em formar não só adeptos, mas discípulos. Era preciso avaliar e dizer quais caminhos retomar.
A missão então dos bispos reunidos em Aparecida era a de traduzir toda a linguagem muitas vezes técnica em uma forma acessível e concreta para a pastoral. O texto constata que muitas paróquias do Brasil já conhecem a iniciação à vida cristã, mas também o fato de que muitas ainda não chegaram neste ponto, e por isso, o mesmo visa uma retomada dessa caminhada.

É um documento conciso dirigido aos catequistas em primeiro lugar, com linguagem acessível, direta, e com mudança de prática, mas também a todas as lideranças das comunidade, sejam eclesiais, sejam leigas. Questões importantes para a vida da Igreja.
Também presente nas reflexões o momento vivido pelos brasileiros, e como consequência dessas reflexões a divulgação da mensagem “Momento Atual”, na qual os bispos lançam estradas de esperança para uma população sofrida e angustiada por causa da crise econômica, política e social. Crise que atinge a população com a falta de emprego e de horizontes.
A nota sobre o Momento Atual contém uma análise da realidade política e econômica, bem como orientações pastorais à Igreja do Brasil.
Outros os momentos vividos em Aparecida como as celebrações do Ano Nacional Mariano e a comemoração dos dez anos da Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), realizada aqui em Aparecida, em 2007. Tivemos também a celebração ecumênica e a bênção das imagens de Nossa Senhora Aparecida que percorrerão as dioceses e regionais até o encerramento do Ano Nacional Mariano, em outubro.
Foram dias muito intensos nos quais os pastores da Igreja Católica, sob o Manto da Mãe Aparecida, viveram uma experiência privilegiada de partilha fraterna, convivência, oração, estudo, reflexão, que certamente irá fortalecer a unidade, a comunhão do episcopado, mas também a unidade com o sucessor de Pedro, o Papa Francisco.
De Aparecida, SP, para a Rádio Vaticano, Silvonei.
(from Vatican Radio)

Tags: