10 de janeiro de 2018
DIOCESE

14º Intereclesial das CEBs será realizado em Londrina (PR), no final do mês

Por Nilson Ladeia da Silva/Coordenação diocesana das CEBs

Alegremente, vamos chegando, festa bonita vai começar eu sabia que alegria com as Cebs vim celebrar (Hélio Marinho)

No período de 23 a 27 de janeiro, acontecerá na Arquidiocese de Londrina, no Paraná, o 14ª Intereclesial das Comunidades Eclesial de Base (CEBs). Há quase cinco décadas, sob o influxo do Concilio Vaticano II e no calor das Conferências Latino-americanas do episcopado reunido em Medellín e Puebla, as comunidades eclesiais de base pulularam como uma pequena “flor sem defesa”. Depois, na década de 1970, veio o seu aprumar, mesmo em um cenário político difícil da época, em todo Brasil e na América Latina. Foi nesse momento que surgiram os Encontros Intereclesiais de CEBs, cujo objetivo era uma maior e melhor articulação das comunidades dispersas pelo Brasil. A partilha de experiências durante os encontros é um dos traços marcantes. Os relatos da caminhada das comunidades, seus desafios, sofrimentos, lutas e conquistas, uma vez socializados, tornam patente a unidade até mesmo nos problemas e aponta para questões teóricas e práticas. O panorama apresentado fornece aos assessores referências para um aprofundamento teológico e sociológico.

Divulgação

Foi justamente nos Intereclesiais que foram produzidos os primeiros e mais destacados trabalhos teológicos e sociológicos a propósito das CEBs, o que suscitou uma expressão de uma eclesiologia mais original, com traços marcadamente latino-americanos.

O intereclesial é um grande encontro que reúne os representantes das CEBs de todo Brasil e representantes de muitos países da América Latina, com o objetivo de refletir a caminhada da Igreja na base.  O encontro é uma iniciativa das CEBs, organizações e Pastorais Populares que pensa o Evangelho encarnado na realidade social do povo, pensa a partir do compromisso com os mais vulneráveis e sofrido de nossa sociedade. Depois de mais de 40 anos o “trem das CEBs” percorre todo Brasil e, neste ano de 2018, segue seus trilhos rumo a Londrina na 14ª edição, que tratará do tema: “As CEBs e os desafios do mundo urbana” Lema “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para liberta-os” (Ex. 3,7).

O encontro terá uma metodologia de trabalho baseada no método Ver, Jugar e Agir. Para ampliar as reflexões dos desafios encontrado em nossa sociedade e que marginaliza o nosso povo, o encontro será dividido em 13 mini plenárias que vão discutir temas como:

Direito a saúde e saneamento;

Acesso as condições de moradia;

Os desafios da mobilidade (Transportes e Locomoção);

Violência e segurança;

As mudanças no mundo do trabalho e os impactos na participação da comunidade;

Pluralismo: ecumenismo e diálogo inter-religioso;

Movimentos e organizações sociais e populares;

Desafios de acesso e participação da cultura e lazer;

Os desafios da formação e educação;

Democracia e participação na política partidária;

Os desafios da juventude;

Mídia, novas tecnologias e direito a comunicação;

Ecologia e cuidado ambiental.

Todos os delegados inscritos estão divididos nas plenárias que escolheram quando realizaram as inscrições. A diocese de Caetité marcará presença integral neste 14ª intereclesial com 5 leigos e uma religiosa. Vamos juntos celebrar a festa.